Desabafos de tentante #9 - Resultado da Ecografia

domingo, abril 03, 2016


Olá leitores,

Levei algum tempo até me sentir preparada fazer esta publicação pois precisei de tempo para "aprender", assimilar e compreender um pouco sobre o assunto antes de o partilhar aqui.

Dia 30 do mês passado iniciei mais um ciclo (já vamos no 11º) e recebi também o resultado da ecografia. Estava à espera de confirmar com a ecografia que estava tudo bem comigo para poder ficar mais descansada mas enganei-me.

À primeira vista, ao abrir o resultado não gostei do que li:

  • Útero em anteversão
  • Pequeno quisto de naboth no endocolo
  • Fina lamina liquida no fundo de saco de douglas
  • Ovários plurifolicular

Mas foi depois de fazer varias pesquisas na net que fiquei bastante desanimada.

  • Útero em anteversão, é uma anomalias da inclinação do útero onde o eixo do útero se encontra deslocado para a frente, este pode ter sido causado pelo parto da parto da minha filha, torna a mulher mais sujeita a abortos (o que pode justificar o aborto espontâneo que tive em 2010), pode dificultar um pouco a gravidez (mas não impede)  e pode também ser a causa das menstruações dolorosas que costumo ter. Fonte 1. Fonte 2
  • Pequeno quisto de naboth no endocolo, é comum nas mulheres em idade reprodutora, especialmente nas que já tiveram filhos, não é perigoso nem causa dificuldade para engravidar. Fonte.
  • Fina lamina liquida no fundo de saco de douglas, pelo que li o significado pode ser muito variado e os motivos mais comuns são "decorrentes de alterações hormonais e/ou edemas oriundos do ciclo menstrual normal da mulher", à partida não causa dificuldade para engravidar. Fonte.
  • Ovários plurifolicular (ou multifolicular),  são caracterizados pelo surgimento de vários cistos nos ovários. Dificulta a gravidez pois os folículos não se desenvolveram e permaneceram dento dos ovários, ou seja, o óvulo não é expelido logo não há ovulação. Fonte.
Não sou medica e sei que só um medico pode confirmar o meu diagnostico, o que fiz foi uma pesquisa sobre o assunto para compreender um pouco o que tenho.

Agora resta-me esperar pelo resultado da citologia (que sai entre este mês e o mês que vêm) para marcar a consulta e poder esclarecer todas as minhas duvidas. Até lá é aguardar.

Espero voltar com melhores noticias.

Até à próxima.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Sei que e difícil mas não penses demasiado nisto. Espera pelo que o medico tem para te dizer, às vezes pomo-nos a pesquisar na internet e só ficamos com macaquinhos na cabeça.
    Vai correr tudo bem vais ver.
    Stay Strong. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, é difícil não pensar no assunto porque nem sei quando vou ter consulta, tudo depende do resultado da Citologia que está muito atrasado, na semana passada fui ao centro de saúde saber se já tinha chegado e disseram-me que ainda estava a receber os resultados de Novembro e Dezembro (eu fiz a minha em Fevereiro) e para esperar mais um mês e meio... Esperar, esperar, esperar, é tudo o que eu tenho feito ultimamente :/
      Já sei que depois de receber o resultado da citologia terei que esperar mais algumas semanas pela consulta (a consulta anterior tinha-a marcado no inicio de Janeiro e ficou marcada só para dia 15 de Fevereiro)

      Mas já não ando a pesquisar nada, só quero que o tempo até ter a consulta para saber a opinião do medico e iniciar algum tratamento se for necessário.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Oi Isa,
    fica desanimada não! Também sou fã do google, mas as vezes ele nos desespera sem necessidade! Espera a consulta do seu médico e siga sempre pensando positivo =)
    bjss

    http://preaquecendooforno.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente o que me resta fazer... Esperar... Mas até quando? isso é que me custa.

      Beijinhos e obrigado :)

      Eliminar
  3. Oii Isa.. Passei pra conhecer seu cantinho..
    Tenho útero retrovertido tbm e não sabia q causava aborto.. aff
    Depois da consulta venha nos contar as novidades,
    Estou na torcida!

    Bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Útero Retrovertido ainda é mais chato, é incrível as coisas que descobrimos quando queremos iniciar a vida de tentantes em busca do nosso milagre.

      Assim que tiver mais novidades venho sim contar, e espero que sejam boas :)

      Beijinhos

      Eliminar

Like us on Facebook

Instagram